VEM COMIGO GENTE!

sábado, 30 de junho de 2012

Aprenda brincadeiras caseiras para entreter as crianças nas férias prolongadas

http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u605487.shtml


A decisão de escolas públicas e particulares de prolongar as férias escolares por uma ou duas semanas, na tentativa de conter a disseminação do vírus Influenza A (H1N1), obrigou as famílias a readequar as rotinas e a buscar o que fazer com os filhos sem sair de casa.
Veja abaixo sugestões de brincadeiras e atividades caseiras e uma lista de livros para todas as idades.
-
FAÇA UMA BONECA SIMPLES
Material
  • tecido macio
  • tesoura de costura
  • lã de carneiro não fiada (ou estopa de algodão 100%)
  • fio de lã ou linha
  • agulha e linha de bordar ou canetas coloridas
  • fios de cabelo coloridos (opcional)
Divulgação
Aprenda a fazer bonecas simples de pano e espuma (foto) para crianças de 3 meses a 2 anos
Aprenda a fazer bonecas simples de pano (foto) para crianças de 3 meses a 2 anos
Como fazer
1. Corte um quadrado de tecido macio. Experimente tamanhos diferentes, dependendo do tamanho da boneca que você deseja fazer. Escolha uma boneca pequena para um bebê e uma maior para uma criança pequena. Dobre o quadrado ao meio, diagonalmente, formando um triângulo.
2. Descubra o centro da ponta dobrada, levante o tecido e encha-o com a lã desfiada para fazer a cabeça da boneca. Amarre bem o pescoço com uma linha ou fio.
3. Escolha um lado para o rosto e estique as dobras atrás da cabeça. Costure ou desenhe os traços que desejar, mantendo-os simples e sem expressão.
4. Forme as mãos dando nós nas pontas dobradas, ou amarre-as com um fio ou linha. Se quiser acrescentar cabelo, prenda os fios.
5. Acrescente a roupa, se desejar, feita de tecido colorido. Experimente colocar um lenço na cabeça ou embrulhar a boneca em um lençol.
Sugestão do livro "Brincadeiras Criativas para o Seu Bebê", que mostra como fazer brinquedos fáceis para bebês e crianças de 3 meses a 2 anos.
-
FAÇA COROAS E MANTOS
Reprodução
Livro com brincadeiras infantis ensina a fazer coroas e mantos
Livro com brincadeiras infantis ensina a fazer coroas e mantos
Material
  • Musselina colorida
  • Tesoura de costura
  • Alfinetes
  • Agulha de costura
  • Linha de costura
  • Feltro
  • Cola branca
  • Lantejoulas
  • Novelos de lã
  • Elástico de 1 cm de largura
  • Agulha de bordar
  • Linha de bordar colorida
Como fazer
1. Para fazer mantos e véus, corte quadrados de musselina de 1 metro e de 50 cm. Faça a bainha e passe.
2. Para fazer uma coroa, escolha o formato da frente de sua preferência e corte uma tira de feltro dobrada ao meio do tamanho correto.
3. Costure ou cole enfeites em um dos lados usando retalhos de feltro, lantejoulas e bordando flores com lã colorida.
4. Corte um pedaço de elástico no tamanho certo da cabeça da criança. Coloque o elástico nas extremidades das duas peças de feltro, entre os dois panos, e prenda com alfinetes.
5. Costure os dois pedaços de feltro juntos, usando ponto caseado e linha de bordar colorida. Retire os alfinetes.
Sugestão do livro "Brincadeiras Criativas para o Seu Filho", que mostra como fazer brinquedos fáceis para crianças de 2 a 4 anos.
-
RECEITAS PARA AS CRIANÇAS
Divulgação
Crianças aprendem a fazer cheesecake de framboesa (foto), de maneira simples
Crianças aprendem a fazer cheesecake de framboesa (foto), de maneira simples
Cozinhar com as crianças é uma das melhores maneiras de estreitar os laços com elas. Conduzido da maneira adequada, este trabalho pode se tornar uma estimulante brincadeira. Com as 20 receitas simples, divertidas e saudáveis apresentadas no "Meu Primeiro Livro de Culinária", quem tiver a partir de 5 anos já pode colocar a mão na massa e criar deliciosas receitas. Conheça algumas, explicadas passo a passo:
Para as crianças a partir de 9 anos, o livro "O Pequeno Mestre-Cuca" mostra mais de 50 receitas ilustradas, além de glossário dos termos mais utilizados na cozinha. Eles irão aprender a preparar o café da manhã, refeições leves, principais, sobremesas, pães, bolos e tortas. Aprenda algumas:
-
SUGESTÕES DE LIVROS (divididos por idade)
0 a 3 anos
Divulgação
Mostra personagens que descobrem tesouros escondidos nas profundezas do oceano
Mostra série de personagens que descobrem tesouros escondidos
CLÁSSICO - "Fábulas" : Um dos maiores escritores da literatura universal, o russo Liev Tolstoi veio de berço nobre, mas cultivou durante toda sua vida um grande apreço pela melhora da condição de vida dos mais humildes.
PERSONAGENS DA HORA - "Backyardigans: Contagem no Fundo do Mar" : Utilizando o fundo do mar como cenário, este livro mostra personagens que descobrem tesouros escondidos nas profundezas do oceano. A cada página, a criança se familiariza com o universo dos números e aprende brincando.
LANÇAMENTO - "Minhoca da Sorte" : Quando o pintinho sai do terreiro à procura do seu milho da sorte, ele encontra uma grande surpresa. Essa é a história do solitário pintinho que sonhava em encontrar um bom amigo para brincar.
Acesse mais de 100 livros para crianças de 0 a 3 anos naLivraria da Folha.
3 a 5 ANOS
Divulgação
Aventura recheada de desafios supermaneiros para a galera responder
Aventura recheada de desafios supermaneiros para a galera
CLÁSSICO - "Os Três Porquinhos" : Nesta versão do conto dos três porquinhos, Chico, Checo e Chaco passam por apuros com suas casinhas frágeis, mas o lobo mau não contava com a perspicácia de um deles. A cada página virada, dobraduras-surpresa saltam para fora do livro e rendem boas doses de aventuras.
PERSONAGEM DA HORA - "Desafios do Ben 10" : Chegou a hora de virar herói! Esta aventura está recheada de desafios supermaneiros que só a galera mais irada do planeta conseguirá resolver.
PERSONAGEM DA HORA - "Barbie e o Castelo de Diamante" : As melhores amigas, Liana e Alexa, encontram Melody, a aprendiz das musas da música, presa num espelho mágico. Ela está ali para se esconder da malvada Lydia, que quer acabar com toda a música no mundo!
LANÇAMENTO - "Como Amar um Unicórnio" : O melhor amigo da princesa Rosabela é o unicórnio Branca de Neve. Enquanto os dois se divertem com os preparativos para o "Show do Unicórnio do Ano", você vai aprender como uma princesa deve alimentar, treinar e enfeitar seu companheiro.
Acesse mais de 200 livros para crianças de 3 a 5 anos na Livraria da Folha.
5 a 7 ANOS
Divulgação
Autor-narrador conta como seria sua vida caso se transformasse em diversos personagens
Autor-narrador conta como seria sua vida caso se transformasse em diversos personagens
CLÁSSICO - "A Árvore Generosa" : É uma fábula em preto e branco sobre a amizade, a consciência ecológica e a passagem para a vida adulta. Os estreitos laços que aproximam o menino e a árvore transformam-se, pouco a pouco, em distância e silêncio.
PERSONAGEM DA HORA - "Batman: A História do Batman" : Indicadas para crianças que estão aprendendo a ler (e que adoram super-heróis), as histórias deste livro estão repletas de ação e aventura, e trazem mensagens positivas --sem lutas exageradas e nem violência imprópria para a idade.
PERSONAGEM DA HORA - "As Meninas Superpoderosas 1" : Procura-se, com urgência, uma menina capaz de ajudar as meninas superpoderosas a salvarem o dia. Ela precisa ter muitas qualidades, como a vontade de combater vilões horrorosos e coragem para viver aventuras que vão além da imaginação.
LANÇAMENTO - "Agora Eu Era" : Qual a criança que não gosta de fazer de conta que é um super-herói, um vilão, alguém que vive as mais incríveis aventuras, onde tudo sai como o imaginado? O autor-narrador deste livro entra na brincadeira e conta como seria a vida se fosse um explorador do polo Norte, uma arqueóloga, um médico, um empresário, um faquir, uma surfista, um sushiman...
Acesse mais de 300 livros para crianças de 5 a 7 anos na Livraria da Folha.
7 a 9 ANOS
Divulgação
Personagens vivem no espaço urbano e passam por situações reais do cotidiano
Personagens vivem no espaço urbano e vivem situações reais
CLÁSSICO - "Marcelo, Marmelo, Martelo" : Considerado uma obra-prima da literatura infanto-juvenil brasileira, e escrito por autora Ruth Rocha, este livro ajuda a compreender questões importantes desta fase da vida. Os personagens dos três contos vivem no espaço urbano e passam por situações reais do cotidiano.
PERSONAGEM DA HORA - "Zac Power (Vol. 9): Sucesso de Cinema" : Uma viagem para Hollywood, carros velozes e hotéis chiques... exatamente o que um espião de alto escalão merece. Mas Zac logo percebe que a Big está tramando fazer uma lavagem cerebral nos melhores espiões do mundo, e somente ele próprio poderá salvá-los.
LANÇAMENTO - "Discurso do Urso" : Ricamente ilustrado, mostra a movimentação em um prédio que, magicamente, tem um urso vivendo em seus canos. A obra, assinada por Julio Cortázar, tem tradução de Leo Cunha. O texto originalmente integra o livro de contos "Histórias de Cronópios e Famas".
Acesse mais de 300 livros para crianças de 7 a 9 anos na Livraria da Folha.
9 a 12 ANOS
Divulgação
Versão atualizada pela criatividade da tradutora Liziane Kugland e do escritor e cineasta Jorge Furtado
Versão atualizada pela criatividade de Liziane Kugland e Jorge Furtado
CLÁSSICO - "Aventuras de Alice no País das Maravilhas" : A clássica história escrita no século 19 por Lewis Carroll (1832-1898) ganha uma versão atualizada pela criatividade da tradutora Liziane Kugland e do escritor e cineasta Jorge Furtado. Essa edição também ganha novos ares com as ilustrações de Mariana Newlands.
PERSONAGEM DA HORA - "Caderno de Confidências da Barbie" : Você conhece bem suas amigas e amigos? Peça para eles assinarem seu caderno de confidências e descubra tudo sobre eles, nessa brincadeira divertida que vai aproximar você de quem você mais gosta.
LANÇAMENTO "Como Falar com Meninas" : Um menino-autor de 9 anos ensina o que é preciso para conquistar o coração de uma menina. Conforme o leitor avança nas páginas, o livro transforma-se em um guia mirim, com dicas de sedução para meninos de todas as idades.
Acesse mais de 300 livros para crianças de 9 a 12 anos na Livraria da Folha.
LEIA MAIS NA LIVRARIA DA FOLHA



Brincadeiras de criança que nunca saem de moda

Imagem 1 de 16

Tem algumas brincadeiras que nunca saem de moda e passam de geração para geração! Isso quer dizer que seus avós brincavam delas, depois seus pais, e hoje é você quem se diverte com essas brincadeiras! Uma ou outra coisinha mudou nas brincadeiras com o passar do tempo, então algumas delas têm mais de um jeito diferente de brincar.

UOL Crianças pensou em 15 dessas brincadeiras que fazem a alegria da criançada até hoje, mas que, na verdade, já são bem velhinhas!E para cumprir essa missão especial contamos com a incrível ajuda das turma de Jardim e Alfabetização do Colégio Itatiaia, unidade Aclimação. Valeu pessoal!(por JÉSSIKA MORANDI, colaboração para o UOL Crianças)
Fonte: Tiago Aquino, o professor Paçoca, que é recreador profissional e dá cursos e palestras na área desde 2005. Ele escreveu, junto com seu amigo Kaoê Gonçalves, um livro cheio de sugestões legais para brincar chamado "Manual de Lazer e Recreação - O Mundo Lúdico ao Alcance de Todos". R. Doki/UOL




Nenhum comentário:

Postar um comentário