VEM COMIGO GENTE!

sábado, 30 de junho de 2012

Quem pode doar sangue??

http://www.minhavida.com.br/saude/testes/14301-entenda-como-seu-corpo-reage-apos-doar-sangue/2#conteudoTxt


Pergunta 1: Pessoas com diabetes ou hipertensão podem doar sangue? 
Não, pois a saúde do doador fica ameaçada.
Nota: O doador de sangue não pode apresentar situações clínicas que possam colocar a sua saúde em risco. O hematologista José Roberto Luzzi, diretor médico do Serviço de Hemoterapia do Hospital Samaritano de São Paulo, explica que portadores de doenças como diabetes tipo 1 e 2, hipertireoidismo, doenças pulmonares, hipertensão arterial e insuficiência cardíaca não podem doar sangue. "Essas doenças estão relacionadas diretamente com o sangue e as suas funções no organismo, em especial o transporte de oxigênio", diz. Por conta disso, o portador dessas doenças não pode doar sangue, correndo o risco de ter a própria saúde comprometida.



Pergunta 2: Pessoas com mais de 60 anos podem doar sangue? 
Sua resposta: Sim, desde que já tenham doado sangue antes.
Nota: Pessoas com mais de 60 anos podem realizar a doação desde que sua primeira doação seja realizada até 60 anos, 11 meses e 29 dias. "Esta condição foi determinada para preservar a saúde do doador idoso, visto que após uma determinada idade ele pode apresentar diversos problemas de saúde que dificultam uma doação", afirma José Roberto Luzzi.

Pergunta 3: Qual o peso mínimo para doar sangue? 
Sua resposta: 50kg
Nota: O candidato à doação de sangue deve pesar acima de 50Kg, pois pessoas abaixo desse peso podem ter volumes sanguíneos abaixo das estimativas e apresentarem efeitos adversos após a doação. "Indivíduos com massa corporal inferior ao referido perdem uma porcentagem de sangue muito grande durante a doação, correndo o risco de sofrer reações como enjoos e desmaios", explica o hematologista Rafael de Sá Vasconcelos, do Centro de Câncer de Brasília. De acordo com o especialista, pessoas com peso inferior podem doar sangue em casos emergenciais e com um volume menor de sangue a ser doado, para que o doador não corra riscos. "Além disso, não devem ser aceitos como doadores candidatos que perderam mais que 10% do seu peso corporal de forma inexplicável nos três meses que antecedem a doação, pois esse pode ser um sinal de doença infecciosa ou câncer", completa o hematologista.


Pergunta 4: A pessoa precisa estar em jejum para doar sangue? 
Sua resposta: Não, o doador precisa estar hidratado e alimentado antes da doação.
Nota: Para realizar a doação, o candidato deve fazer uma refeição leve, que inclua frutas e a ingestão de bastante líquido. "Isso auxilia na recuperação do volume sanguíneo após a doação e evita episódios como desmaios?, diz a hematologista Flávia Zattar Piazera, do Centro de Câncer de Brasília. "A ingestão de qualquer alimento gorduroso deve ser evitada no mínimo três horas antes da doação, pois a gordura circulante no sangue pode influenciar na qualidade das bolsas coletadas", completa Flávia.




Pergunta 5: É importante dormir bem no dia anterior ao da doação?
Sua resposta: Sim, para que o doador esteja bem disposto no momento da doação.
Nota: O candidato deve dormir por pelo menos seis horas na noite anterior ao dia da doação. "Isso porque o doador que estiver sob privação de sono pode apresentar reações adversas após a doar sangue", declara o hematologista José Roberto.

Pergunta 6: Mulheres que estão amamentando podem doar?  
Sua resposta: Sim, mas somente 12 meses após o parto.
Nota: A mulher só pode doar sangue depois que parar de amamentar a criança. Mulheres grávidas e nos primeiros 12 meses de amamentação não podem doar sangue. "Neste período, existe uma demanda muito grande por oxigênio, nutrientes e hormônios no organismo da mulher para suprir as necessidades dela e do bebê e a doação de sangue pode exigir ainda mais do organismo", diz a hematologista Flávia. Segundo os especialistas, mulheres que não estão amamentando podem doar três meses após o parto normal e seis meses após o parto cesárea.

Pergunta 7: A ingestão de bebida alcoólica pode impedir a doação de sangue? 
Sua resposta: Sim, caso a pessoa tenha consumido álcool nas 12 horas anteriores à doação.
Nota: "A ingestão de bebidas alcoólicas contraindica a doação por até 12 horas após o consumo", diz o hematologista Rafael. "Além disso, qualquer evidência de alcoolismo crônico é motivo de inaptidão definitiva do candidato". Ele explica que o consumo de álcool horas antes pode apresentar hidratação inadequada, o que aumenta o risco de reações adversas à doação de sangue. Já aqueles com um quadro de alcoolismo não podem doar sangue, pois o excesso de álcool causa alterações das enzimas do fígado, pressão arterial e coagulação, e nesses casos a doação pode trazer riscos ao doador.


Pergunta 8: Quanto tempo depois de um resfriado é permitido doar sangue? Sua resposta: Sete dias depois
Nota: As pessoas que tiveram um resfriado comum podem doar sangue sete dias depois do desaparecimento dos sintomas. Já aqueles que apresentaram febre acima dos 38 graus ficam impedidos de doar por duas semanas após o desaparecimento dos sintomas. "Essa recomendação deve ser seguida devido às alterações no sistema imunológico do doador e ao risco aumentado de transmissão dos vírus para o receptor do sangue", explica o hematologista Rafael.

Pergunta 9: Pessoas que fizeram tatuagem devem esperar quanto tempo para doar sangue?
Sua resposta: Entre seis meses e um ano.
Nota: Os candidatos que fizerem tatuagens ou maquiagem definitiva devem aguardar seis meses para realizar a doação, para que não haja o risco de transmissão de vírus ou bactérias decorrentes de infecções ou possível transmissão de doenças. "Caso o candidato tenha feito o procedimento em locais onde não seja possível comprovar o uso de materiais descartáveis ou que apresentem condições higiênicas abaixo do adequado, este tempo deverá ser de 12 meses", alerta o hematologista José Roberto.


Pergunta 10: Pessoas que fazem sexo sem camisinha podem doar sangue?
Sua resposta: Sim, desde que a última relação sexual desprotegida tenha acontecido um ano antes da doação.
Nota: Pessoas que não utilizam o preservativo não podem doar sangue por estarem mais sujeitas a doenças sexualmente transmissíveis, como sífilis e AIDS. "Mesmo entre parceiros estáveis e monogâmicos, existe o risco de infecções que a própria pessoa desconhece", explica a hematologista Flávia. Como nos primeiros 12 meses após a relação sexual sem proteção os exames para detecção dessas doenças pode apresentar falhas, a Legislação Nacional determina esse tempo de resguardo para a doação - isso considerando que o doador realizou os devidos exames, como teste de HIV, e obteve resultados normais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário